A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO COMUNICAÇÃO EFICAZ IN-COMPANY

Reduz o Ruído na Comunicação:

Toda comunicação deve ser levada em consideração alguns aspectos, como: local adequado, recursos multimidia adequados (quando necessário), maturidade do público, assunto a ser tratado, cultura, situação socioeconômica dos ouvintes, dentre tantos outros aspectos que podem fazer a comunicação não ser eficaz, seja por falta de compreensão do assunto abordado ou até mesmo por não entender o que está sendo dito, uma vez que não é possível ouvir com clareza.

Quando o comunicador entende e trabalha nesses pontos, a forma de se comunicar será clara e objetiva, sem ruídos de interpretação ou ambientes inapropriados.

2° Conecta o Comunicador ao Receptor, Levando-o a Ação:

O resultado de uma comunicação eficaz deve ser uma ação correspondente, apenas informar é usar somente a razão, informar e convencer à uma ação só é possível quando a emoção é utilizada de forma adequada, pois mais de 90% das ações são fruto de emoções e não da razão.

Entendendo isso, o comunicador consegue persuadir os seus ouvintes de maneira clara e objetiva do porquê as coisas têm que ser realizadas.

Traz Credibilidade aos Líderes:

Líderes que não sabem se comunicar, não sabem liderar!

Todo processo de gestão passa pela comunicação, quando os ouvintes percebem que há clareza e consistência na comunicação do líder, credibilidade lhe é imputada e a confiança fará com que os liderados se movam rumo ao que lhes é comunicado.

Feedbacks, avaliações de desempenho, reuniões e apresentações de projetos se tornam mais fáceis com uma comunicação eficaz.

Melhora Relacionamentos com os Pares e Áreas de Suporte:

Divergências de informações ou ponto de vista é algo comum nas relações diárias, seja com pares ou com áreas suporte.

Tudo fica mais fácil quando se entende sobre como se conectar com pessoas e opiniões diferentes, sem que obrigatoriamente os relacionamentos tenham que ser afetados por esses motivos e ainda assim o consenso e bom senso trazer resultados significativos para todos.

Elimina os medos e insegurança no compartilhar qualquer informação, reunião, projeto ou treinamento:

Com o domínio de técnicas e prática da comunicação, o receio de errar e ficar exposto reduzem drasticamente, dando vazão a uma comunicação mais livre e natural, encantando os ouvintes e convencendo-os acerca da sua apresentação.

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